EUA prorrogam transferência de órgão que controla a internet

O governo dos Estados Unidos prorrogou a vigilância sobre a entidade que controla parte da estrutura da internet, informou o Departamento do Comércio, ao adiar a possível transferência de responsabilidades a uma entidade privada.

O secretário adjunto de Comunicações, Lawrence Strickling, publicou na segunda-feira uma atualização dos planos para entregar a vigilância do sistema de domínio de nomes a uma entidade privada.
Um plano que está sendo considerado prevê a criação de um corpo legal por parte da Corporação da Internet para a Atribuição de Nomes e Números (ICANN, na sigla em inglês) para administrar as funções técnicas chaves e o sistema de endereços online.

Este sistema ajudaria a aplacar questionamentos sobre o leva o governo dos Estados Unidos a exercer um papel único no funcionamento da internet global.
Mas Strickling destacou que são necessários mais trabalhos antes de uma possível transferência.

"Ficou muito claro nos últimos meses que a comunidade precisa de tempo para completar seu trabalho, que o plano deve ser revisado pelo governo dos Estados Unidos e depois implementado se for aprovado", escreveu.
O adiamento permite aos Estados Unidos continuar com seu atual modelo com a ICANN até 2016, e prorrogá-lo por três anos se necessário.

A ICANN atribui nomes de domínios para a internet, como os conhecidos ".com" ou ".co", como parte de seus endereços.

O governo americano anunciou em março de 2014 um plano para afastar-se do papel de vigilância e repassar totalmente às funções para a ICANN.

FONTE: http://www.afp.com/pt/noticia/eua-prorrogam-papel-de-vigilancia-da-internet

F
oto: Divulgação