Cuidado com falsos bancos na web!

Não somente a vida real oferece perigo às pessoas, no meio virtual também. Ao se tratar da vida financeira, há muitos espertinhos tentando lucrar com o descuido dos usuários diante a internet. De acordo com um levantamento do CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), os casos notificados de falsos bancos na internet cresceram 62% em 2011, comparado ao ano anterior.


O chamado pishing, teve um aumento vertiginoso ao longo dos tempos, sendo que foram registradas 399.515 notificações de incidentes de segurança virtual somente no ano passado. As tentativas de fraude somaram 40.381 das notificações. Outra modalidade que também teve aumento foi o conhecido “Cavalo de Tróia”, que são usados para roubar informações e credenciais, com um aumento de 1,5% em relação a 2011.

“Notamos que em 2011 o número de notificações de casos de páginas falsas que não envolvem bancos e sítios de comércio eletrônico foi três vezes maior do que o de 2010”, disse Cristine Hoepers, analista de segurança do CERT.br. Então, tenha cuidado por onde circula e também em quais lugares deixa seus dados.

O mundo virtual está repleto de pessoas que querem de alguma forma lucrar com o descuido dos outros. Fica a dica: Não abra e-mails de desconhecidos, não execute arquivos suspeitos e principalmente, muito cuidado ao entrar em páginas que solicitem seus dados pessoais.

Fonte: http://www.oficinadanet.com.br/noticias_web/4880/-cuidado-com-falsos-bancos-na-web