Facebook: Saiba como fazer uma FAXINA nos posts da sua Linha do Tempo

Nova interface de perfil da rede social permite navegação de forma muito simples pelas publicações dos usuários; mudança para novidade é obrigatória.

A Timeline (Linha do Tempo) do Facebook está chegando, você queira ou não, aos usuários do mundo todo, incluindo você. Já estou usando a nova interface há cerca de um mês, e agora tenho certeza de como me sinto sobre ela.

Pelo lado positivo, ela torna mais fácil encontrar as coisas  como eventos, posts, etc, porque você agora pode fazer buscas no seu perfil por data. Mas, por outro lado, o recurso também torna muito mais fácil para outras pessoas  amigos, estranhos, quem você quiser (ou não)  encontrarem o que quiserem no seu perfil.

Linha do Tempo diz tudo
Como esperado, eu postei muitas coisas  sendo que nem todas são totalmente amigáveis e/ou apropriadas para o trabalho  nos últimos oito anos em que tenho usado o Facebook. E agora todas elas estão habilmente organizadas por data.

Apesar de ser verdade que você já podia tecnicamente visualizar esses posts antes da chegada da Timeline, era um processo muito mais trabalhoso. Por exemplo, para ver meus posts de 2006, você tinha de ir até o meu perfil no Facebook, esperar pelos 20 posts mais recentes carregarem, e então clicar em Mais publicações...umas 500 vezes.

Mas agora é possível visualizar essas publicações ao simplesmente ir até a lateral direita do meu perfil e clicar em 2006  e então escolher o mês que quiser. Esse acesso mais do que conveniente às minhas informações é um pouco preocupante, na minha opinião.

Por isso, veja abaixo como solucionar isso.

Deixe sua Timeline privada
O primeiro passo para a privacidade no Facebook é tornar seu perfil, ou Timeline, privado. Para fazer isso, vá até Configurações de Privacidade > Como Conectar e altere as configurações de Quem pode publicar na sua Linha do Tempo? e Quem pode ver as publicações de outras pessoas na Linha do Tempo? de Público para Amigos. Se você preferir, também pode alterar essas configurações de Padrão para Somente Eu  então você será a única pessoa a poder visualizar as publicações.

Por último, limite seus posts anteriores  que podem ter sido publicados como públicos na época  apenas para Amigos. Para fazer isso, vá até a opção Limite o público para publicações passadas e clique em Gerenciar a visibilidade de publicações antigas, e depois em Limitar Publicações Passadas. Isso vai mudar os posts antigos para Amigos apenas, mesmo que tiverem sido publicados originalmente como públicos.

Esconda publicações antigas
Essa é a terceira parte  porque leva um tempinho. Vá até sua Linha do Tempo e olhe para a direita. Haverá uma lista de anos  todos os anos em que você vem usando o Facebook e postando itens, assim como todos os anos sobre os quais você e seus amigos fizeram publicações (por exemplo, os anos em que as pessoas nasceram).

Para editar seu catálogo de informações, você precisará começar realmente do início. Clique no primeiro ano que você começou a usar o Facebook. Você verá 20 destaques daquele ano, assim como quebras de mês por mês. Primeiro você precisará clicar no lado superior direito de cada um dos posts de destaque e escolher Ocultar exibição na Linha do Tempo. Mas se você estiver realmente descontente com o conteúdo, pode selecionar a opção Excluir Publicação.

Uma vez que um post for ocultado ele não deve voltar para te assombrar  pelo menos não até o novo redesenho de interface do Facebook. No entanto, se apagar o post, fará isso para sempre (determinados posts, como início de amizades, e eventos de vida, como seu nascimento, não podem ser apagados).

Após esconder ou deletar seus posts de destaque, precisará clicar em cada mês e esconder ou apagar todas essas publicações. Isso levará bastante tempo, dependendo de quantas publicações você tem, mas vale o esforço. Itens ocasionais, como início de amizades, serão agrupados juntos e você terá a opção de ocultar todos juntos de uma vez.

Continue a apagar/ocultar todos os seus posts  mês a mês, ano a ano, até chegar em 2012.

Apague suas publicações da Linha do Tempo de outras pessoas
Uma vez que tiver escondido ou apagado todas as publicações da sua Linha do Tempo, é hora de seguir para fazer isso na Timeline de outras pessoas. Esse é talvez um passo mais importante do que apagar as publicações na sua Linha do Tempo, porque você não tem nenhum controle sobre como outras pessoas protegem sua privacidade no Facebook (ou não protegem).

Para remover seus posts da Timeline de outra pessoa, vá até a sua Linha do Tempo e clique em Registro de Atividades. Você agora pode ver todas as suas publicações  comentários, Curtir, e eventos  organizadas por data. Para ver apenas suas publicações, clique em Todos no canto superior direito e depois em Suas Publicações.

Sempre que escrever no mural de alguém, poderá apagar esse post  não escondê-lo, porque não está mais na sua Timeline, mas apagá-lo para que não apareça na Linha do Tempo dessa pessoa.

Boa sorte
Sim, eu sei  atualmente esse é um processo que leva muito tempo, e não há como agilizá-lo. Se você esconder vários posts de uma vez, o Facebook pode perguntar se você quer ocultar todas as publicações desse ano. Mas já cliquei nessa opção anteriormente e agora continuo vendo meus posts daquele ano aparecendo. Por isso, é melhor apenas fazer direito da primeira vez, e se livrar de cada publicação individualmente, do que escolher a saída mais fácil.

E se você tem muitas e muitas publicações de anos anteriores que não quer que as pessoas vejam, talvez seja mais simples apagar sua conta atual no site e começar outra do zero.

Senão, sugiro que passe alguns dias (ou semanas) na sua Timeline, enquanto assiste episódios antigos de 30 Rock, Breaking Bad ou Californication, porque vai ser uma tarefa um pouco chata. E certifique-se de verificar como a sua Linha do Tempo está ficando ao clicar no botão de ferramenta e então Ver como... para visualizar como o seu perfil aparece para seus amigos e estranhos.

Sarah Jacobsson Purewal
Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/02/02/facebook-saiba-como-fazer-uma-faxina-nos-posts-da-sua-linha-do-tempo/