Ministro defende corte de impostos e subsídios para indústria de tecnologia

São Paulo - O Ministério das Comunicações estuda um modelo de uso da internet, em que empresas e instituições subsidiariam o acesso de seus clientes.

O anúncio foi feito pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, em entrevista coletiva realizada, hoje (7), durante a Campus Party.

De acordo com Bernardo, o novo sistema funcionaria de forma similar ao dos telefones 0800. O objetivo seria fomentar o acesso à serviços como internet banking, e-commerce e atendimento online.

“Seria uma iniciativa tupiniquim, um modelo onde a tarifação seria invertida, com o acesso pago pelo site de destino”, afirmou Bernardo. Um teste, assessorado pelo Comitê Gestor da Internet, deve acontecer em um bairro de Brasília na primeira quinzena de março.

Segundo o ministro, o modelo de tarifação invertida foi desenvolvido pela Anatel, agência que regula o setor telecom, e pelo ministério das Comunicações em parceria com o CGI, grupo que gere o uso da web no Brasil. “É uma ideia que estamos formatando. Precisamos definir como serão os protocolos”, explicou.

Estímulos para as indústrias de games e de smartphones - Bernardo também afirmou que o Governo tem negociado com as empresas de games a fim de atrair mais investimentos para o país. De acordo com o ministro, as empresas de games apresentam mais resistência do que fabricantes de tablets e smartphones em entrar no mercado brasileiro.

“Já conversei com os ministérios da Fazenda e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Se não conseguirmos a produção de consoles, queremos incorporar pelo menos a produção dos softwares aqui”, afirmou Bernardo.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/internet/bancos-poderao-oferecer-internet-0800-diz-ministro-em-cp-07022012-41.shl