Pré-carregamento de páginas é o destaque em nova versão do Google Chrome

Você já conhece o recurso de “autocompletar”. Agora prepare-se para o “autocarregar”. A mais nova versão do Google Chrome, chamada Chrome 17, pode determinar qual site você provavelmente irá visitar assim que você começa a digitar o endereço e pré-carrega a página, reduzindo o tempo necessário até que ela surja em sua tela.

Em um post no blog oficial do Chrome o engenheiro de software do Google Noé Lutz comparou o novo recurso a uma lanchonete que deixa seu sanduíche favorito pré-pronto antes mesmo de você fazer o pedido, porque sabe que você pede a mesma coisa todo dia. A Google começou os primeiros testes públicos deste recurso em uma versão beta do Chrome 17, lançada em Janeiro.

A outra grande atração do Chrome 17 é um conjunto de recursos de segurança aprimorado, que inclui a análise de arquivos executáveis e sua comparação com uma lista de ameaças conhecidas. Se um arquivo for suspeito o Google usa seus poderes de busca para verificar se o site de onde o arquivo está sendo baixado é conhecido por hospedar malware, e barra o download.

Lutz também deu a entender que as próximas melhorias em futuras versões do Chrome serão voltadas à melhoria do desempenho do navegador nos Chromebooks lançados no ano passado como uma alternativa aos computadores com Windows. A Google destaca, entre outros recursos do Chrome OS, a capacidade de armazenamento dos dados “na nuvem”, o tempo de inicialização inferior a 10 segundos e a capacidade de entregar atualizações de sistema automaticamente sempre que um Chromebook é ligado.

Nesta semana a Google também anunciou o lançamento de uma versão do Chrome capaz de rodar no sistema operacional Android, embora no momento o navegador só seja compatível com os poucos aparelhos que já rodam o Android 4.0, também conhecido como Ice Cream Sandwich.

O Chrome pode ser considerado em um sucesso pelo Google, mas ainda é superado em participação no mercado pelo Internet Explorer da Microsoft, como visto recentemente pela empresa de análise Web StatCounter. As múltiplas versões do IE são utilizadas por cerca de 40% dos usuários, com o Chrome em segundo colocado com 26% do mercado global, seguido de perto pelo Firefox, com 25%. Juntos, navegadores como o Safari, da Apple, e Opera não chegam a 10% do mercado.

Fonte: http://pcworld.uol.com.br/noticias/2012/02/09/pre-carregamento-de-paginas-e-o-destaque-em-nova-versao-do-google-chrome/